Instrumentos Musicais

Acordeão

Acordeão

Sílvia Lopes

Nasceu em Paris. Ingressou no Conservatório de Música David de Sousa, onde estudou acordeão com Paulo Jorge Ferreira e piano com Alexandra Curado e Luís Vasco. Em 2004, concluiu o curso Licenciatura em Ensino de Música, na Universidade de Aveiro, na classe de piano de Álvaro Teixeira Lopes e de Vitali Dotsenko e na classe de música de câmara de Chagas Rosa. Também na U.A. terminou, em 2012, o Mestrado em Performance Musical sob a orientação da Profª Doutora Nancy Harper e Profª Doutora Rosário Pestana. Participou em diversos Master Classes nas diversas áreas: Piano (Andrzej Pikul, Valery Starodubrovsky, Álvaro Teixeira Lopes, Liv Glaser); Acordeão (Peter Soave, Vladimir Zubisky) e Música de Câmara (Olga Prats). Premiada no I Concurso de Nacional de Acordeão. Finalista no I Concurso Ibérico de Acordeão. Foi selecionada e participou como Pianista no estágio de Música de Câmara da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música. Tocou com o quarteto da Orquestra Clássica do Centro e colaborou como solista com a Banda Sinfónica de Aveiro. Já participou em diversas peças de Teatro, gravou um tango para o Filme “Capitão Falcão”. Tem participado em várias formações e realizado concertos em várias salas de Portugal Continental e Madeira, Europa (Espanha, França, Suiça, Bélgica e Holanda) e Brasil. Desde 2006, conta com alunos premiados em concursos de piano e acordeão no âmbito nacional e internacional. Atualmente, é acordeonista dos Ruby Tango Project e faz parte de um  trio com a cravista Isabel Calado e a cantora Iris Perestrelo. Tem orientado várias masterclasses e Workshops sobre o tema “Como estudar piano” e sobre “Nuevo Tango, Música de Piazzolla”.   Leciona as disciplinas de piano e acordeão na Academia de Música de Vale de Cambra e no Conservatório de Música do Porto.

Flauta transversal

flauta transversalRicardo Pinho

Professor de Flauta Transversal e/ou Classe de Conjunto. Mestrado em Ensino de Música, Licenciado em Música – variante Instrumento, Flauta Transversal. Masterclasses de Flauta Transversal com István Matuz, Marcos Fregnani-Martins, Jorge Salgado Correia, Vasco Gouveia, Gil Magalhães, Ana Maria Ribeiro e Thies Roorda. Leciona na Escola da Banda de Música de São João da Madeira. Em Orquestra Sinfónica trabalhou com os maestros Marc Tardue, Martin André, Rui Massena, Pedro Carneiro, Timothy Russel, Vasco Pierce de Azevedo, Mauricio Dini Ciacci, Pedro Neves, Alberto Roque, Jan Dobrzelewski, João Paulo Santos, Paulo Martins, entre outros.

Gaita de Foles e Percussão tradicional

Edwin Pestana
Nasceu em 1982 e desde cedo esteve em contacto com a música Tradicional Portuguesa.
Inicia os seus estudos musicais aos 12 anos de idade, com aulas de formação musical e trompete na Escola de Música de São Miguel de Souto, ingressando na Banda Jovem e na Banda de Música.
Posteriormente prolongou os estudos de formação musical e trompete na Academia de Música de Santa Maria da Feira.
Em 2003 inicia o estudo autodidata de gaita de foles mirandesa e em 2004/2005 frequenta o curso livre de gaita de foles no Conservatório de Música de Bragança sob a orientação do professor Paulo Preto.
Desde então que produz vários projetos de música tradicional, tendo a oportunidade de tocar em alguns países como Espanha, França e Itália.

Piano/Teclado/Orgão

PianoSílvia Lopes

Nasceu em Paris. Ingressou no Conservatório de Música David de Sousa, onde estudou acordeão com Paulo Jorge Ferreira e piano com Alexandra Curado e Luís Vasco. Em 2004, concluiu o curso de Licenciatura em Ensino de Música, na Universidade de Aveiro, na classe de piano de Álvaro Teixeira Lopes e de Vitali Dotsenko e na classe de música de câmara de Chagas Rosa. Também na U.A. terminou, em 2012, o Mestrado em Performance Musical sob a orientação da Profª Doutora Nancy Harper e Profª Doutora Rosário Pestana. Participou em diversos Master Classes nas diversas áreas: Piano (Andrzej Pikul, Valery Starodubrovsky, Álvaro Teixeira Lopes, Liv Glaser); Acordeão (Peter Soave, Vladimir Zubisky) e Música de Câmara (Olga Prats). Premiada no I Concurso de Nacional de Acordeão. Finalista no I Concurso Ibérico de Acordeão. Foi selecionada e participou como Pianista no estágio de Música de Câmara da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música. Tocou com o quarteto da Orquestra Clássica do Centro e colaborou como solista com a Banda Sinfónica de Aveiro. Já participou em diversas peças de Teatro, gravou um tango para o Filme “Capitão Falcão”. Tem participado em várias formações e realizado concertos em várias salas de Portugal Continental e Madeira, Europa (Espanha, França, Suiça, Bélgica e Holanda) e Brasil. Desde 2006, conta com alunos premiados em concursos de piano e acordeão no âmbito nacional e internacional. Atualmente, é acordeonista dos Ruby Tango Project e faz parte de um  trio com a cravista Isabel Calado e a cantora Iris Perestrelo. Tem orientado várias masterclasses e Worshops sobre o tema “Como estudar piano” e sobre “Nuevo Tango, Música de Piazzolla”.   Leciona as disciplinas de piano e acordeão na Academia de Música de Vale de Cambra e no Conservatório de Música do Porto.

Celina Martins

Professora de órgão desde 2005 em Academias, Escolas e Conservatórios de Música e em Escolas Diocesanas. Com formação em Música na Liturgia. Licenciada em Ensino da Música – Órgão, Mestre em Música – Performance.

Saxofone

SaxofoneAndreia Santos

É natural de Santa Maria da Feira. Fez o curso complementar de saxofone com o professor João Figueiredo no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian e em Viseu licenciou-se em Saxofone, na classe do professor João Figueiredo, no instituto superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares. Prosseguiu os estudos de mestrado em ensino da música no mesmo instituto, na classe de do professor Henrique Portovedo. Participou em masterclasses com Fábio Almeida, João Guimarães, João Martins, Hugo Marinheiro, Óscar Graça, Alberto Roque, Rui Teixeira, Helena Caspurro, Fernado Ramos, Gerard McChrystal, Roberto Benítez Alonso, Xelo Giner, Henk van Twillert e com os Maestros Luís Santos Cardoso, Carlos Marques, Lorenzo Della Fonte, Miguel Moreno Guna, Carlos Marques, entre outros. Fez orientação de Masterclasse de saxofone em Portugal. Colaborou como saxofonista na Big Band “Pedaços de Nós”, Banda Sinfónica da Feira, entre outras. É professora de Saxofone no Conservatório de Música Terras de Santa Maria. É Membro da SAXCôôl – espaço dedicado ao Saxofone.

Trombone

TromboneElymar Costa

Nasceu no ano de 1987 em Venezuela, Caracas. Iniciou o seu percurso musical em trombone aos 14 anos de idade na Sociedade Filarmónica Cucujanense. Em 2006 ingressa no Conservatório de Música de Fornos na classe de trombone concluindo o 8º grau com o Prof. Alcides Paiva. Em 2012 ingressa na Universidade de Aveiro na qual concluiu a Licenciatura em Música, variante performance trombone, na classe do professor Jarrett Butler. Posteriormente
segue, na mesma instituição, para o Mestrado em Ensino da Música na variante do instrumento, no qual se encontra em ano de conclusão.
Durante a sua formação frequentou alguns cursos de aperfeiçoamento na prática do trombone nomeadamente com os professores: Kevin Hakes, Severo Martinez, Daniel Dias, Nuno Martins, Gonçalo Galvão, Gabriel Antão entre outros.
Destacam-se as suas colaborações como membro da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens músicos de Santa Maria da Feira, UA Jazz Band, Invicta Big Band, Fun Swing Orchestra e as classes orquestrais que incorporam a Universidade de Aveiro – orquestra de sopros, orquestra sinfónica e Big Band. Colabora com diversas bandas filarmónicas dos distritos de Aveiro e Porto.
Actualmente colabora como instrumentista permanente na Banda Filarmónica Ovarense.
Cooperou com diversos maestros dos quais se destacam: André Granjo, Andreas Weiss, Ascendino Silva, Chiara Vidoni, Ernest Schelle, Hélder Tavares, Ignacio Petit, Kevin Wauldron, Luís Carvalho, Manuel Luís Azevedo, Paulo Martins, Paulo Perfeito, Reinaldo Guerreiro, Rui Massena, Tim Steiner, Vânia Bettencourt, entre outros.
Desde o ano 2010 é responsável pelas aulas de trombone e formação musical de algumas bandas
filarmónicas, entre elas a Banda Filarmónica Ovarense da qual faz parte do actual corpo docente.
Consta também da sua experiência profissional a sua função como docente de ensino da música em actividades de enriquecimento curricular do 1º ciclo no concelho de Santa Maria da Feira.
Actualmente é orientadora do projecto Yamaha Class Band inserido na freguesia de Maceda, Ovar.

Violino

ViolinoHugo Vitorino

Licenciatura em Música, variante Instrumento – Violino (nível VI)
Classe dos Professores Augusto Trindade e Alexandra Trindade (a frequentar o último ano).

8º Grau de Violino, Classe do Professor Francisco Pereira de Sousa

Enquanto participante da Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia e elemento da Orquestra Filarmónica de Gaia, trabalhou sobre a direção de maestros como Mário Mateus, Ivo Cruz, Belarmino Soares, Florin Totan, Torsten Õstergren, Jiri Malat, Eduardo Rahn, German Caceres. Mais recententemente, na Orquestra Sinfónica da ESART participei com diversos maestros, entre os quais Osvaldo Ferreira, Pedro Neves, José Eduardo Gomes e Rui Massena.
Estágio de Orquestra OPEM 2002, onde esteve sob a direção do maestro
Vasco Pearce de Azevedo.

Trabalhou em projetos com os seguintes professores: António Carrilho, Miguel Rocha e Custódio Castelo

Master Classes de Jossif Grinman, Pedro Rocha e Augusto Trindade.

Anúncios